O psicólogo assistente técnico do judiciário desempenha um papel crucial em perícias da vara da família, fornecendo expertise psicológica para ajudar na compreensão de questões relacionadas a aspectos emocionais, relacionais e familiares.
Conduzir avaliações psicológicas para compreender as dinâmicas familiares, as características individuais dos membros da família e outros aspectos psicológicos relevantes.
Identificar possíveis impactos psicológicos em situações específicas, como divórcios, disputas de guarda, visitação, entre outras.
Elaborar relatórios técnicos que apresentem de forma clara e objetiva as conclusões da avaliação psicológica.
Explicar como fatores psicológicos podem influenciar o bem-estar das partes envolvidas e a dinâmica familiar.
Fornecer recomendações baseadas em evidências psicológicas para orientar decisões judiciais relacionadas à guarda, visitação e outras questões familiares.
Auxiliar o juiz na compreensão das necessidades emocionais e psicológicas das partes envolvidas.
Em alguns casos, o psicólogo assistente técnico pode ser chamado a testemunhar como perito em audiências judiciais, apresentando suas conclusões e respondendo a perguntas das partes envolvidas.
Participar de processos de mediação familiar, quando solicitado, para ajudar as partes a encontrar soluções amigáveis ou facilitar a comunicação entre elas.
Oferecer orientação psicológica para apoiar a adaptação a mudanças familiares, como a separação dos pais.
Em alguns casos, o psicólogo assistente técnico pode ser envolvido no acompanhamento pós-perícia para garantir que as recomendações sejam implementadas e avaliar o impacto das decisões judiciais na dinâmica familiar.
DR. OSVALDO MARCHESI JUNIOR
Psicólogo - CRP - 06/186.890
Atendimentos Psicológicos On-line e Presenciais para pacientes no Brasil e no exterior.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Hipnoterapia.
Whatsapp: +55 11 96628-5460