De acordo com o DSM-V, o Transtorno de Compulsão Alimentar pode ser caracterizado pelos seguintes critérios: episódios recorrentes de compulsão alimentar e estes episódios de compulsão alimentar estão associados a 3 (ou mais) dos seguintes aspectos: comer mais rapidamente do que o normal, comer até se sentir desconfortavelmente cheio, comer grande quantidade de alimentos na ausência da sensação física de fome, comer sozinho por vergonha do quanto se está comendo e sentir-se desgostoso de si mesmo ou muito culpado em seguida.
LEIA MAIS
Uma das principais formas de intervenção na Terapia Cognitivo Comportamental visando a identificação de pensamentos automáticos disfuncionais, regras mentais e crenças centrais é o Método Socrático, também denominado de Diálogo Socrático.
LEIA MAIS
A TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), inicialmente, foi desenvolvida muito voltada para síndromes específicas e, neste sentido, o diagnóstico torna-se a senha para a escolha da melhor intervenção em determinados casos.
LEIA MAIS
As distorções cognitivas são, de fato, erros que cometemos no processamento das informações das nossas experiências com o ambiente, sendo assim, uma espécie de deformação do dado e da realidade para que ela possa caber no conteúdo de nossas crenças nucleares ou centrais.
LEIA MAIS
Entenda o que é a anorexia nervosa, seus sintomas, subtipos, critérios diagnósticos segundo o DSM-5 e abordagens de tratamento como a TCC, nutrição e apoio familiar. Identifique sinais precoces e saiba quando buscar ajuda profissional.
LEIA MAIS
De acordo com a UNESCO, no contexto atual de globalização em que vivemos, a velocidade e a complexidade das transformações econômicas, tecnológicas e culturais exigem de nós um processo contínuo de adaptação e readaptação ao longo de toda a nossa vida.
LEIA MAIS
Segundo o professor Tal Ben Shahar, estudar a Ciência da Felicidade é essencial porque o simples aumento dos seus níveis, mesmo que em índices muito baixos, como apenas, 5% já é capaz de nos proporcionar incríveis benefícios
LEIA MAIS
Segundo Paul Gilbert, a questão central no autocriticismo é, sobretudo, a emoção que o acompanha. Tudo aquilo que ocorre em nossa mente manifesta um efeito emocional muito poderoso em nosso corpo.
LEIA MAIS
De acordo com o DSM-V, a Bulimia Nervosa é caracterizada pelos seguintes critérios: episódios recorrentes de compulsão alimentar, comportamentos compensatórios inapropriados recorrentes a fim de impedir o ganho de peso, a compulsão alimentar e os comportamentos compensatórios inapropriados ocorrem, em média, no mínimo uma vez por semana durante 3 meses, a auto avaliação é indevidamente influenciada pela forma e pelo peso corporais e a perturbação não ocorre exclusivamente durante episódios de anorexia nervosa.
LEIA MAIS
Quando determinado paciente chega em nosso consultório em busca de um tratamento psicoterápico cognitivo-comportamental para a obesidade, inicialmente, precisamos ter em mente alguns parâmetros para identificar a gravidade e a classificação real deste possível excesso de peso. Para isso, então, frequentemente, calculamos o índice de massa corporal (IMC), uma medida internacional mais amplamente utilizada e adotada pela Organização Mundial da Saúde que leva em consideração apenas duas variáveis: o peso e a altura.
LEIA MAIS
DR. OSVALDO MARCHESI JUNIOR
Psicólogo - CRP - 06/186.890
Atendimentos Psicológicos On-line e Presenciais para pacientes no Brasil e no exterior.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Hipnoterapia.
Whatsapp: +55 11 96628-5460